O ex-atacante Luizão, campeão da Copa Libertadores de 1998 pelo Vasco, participou de edição 11 do podcast “Reis da Resenha”, comandado por Thiago Asmar (“Pilhado”) e Vampeta, e deu declarações polêmicas.
Uma dessas declarações, talvez a mais impactante, diz respeito ao jogador Vinícius Júnior, hoje no Real Madrid. Luizão, que foi um atacante letal, detonou: “Ele é burro! Não sabe fazer gols!”.
Luizão chegou ao Vasco da Gama no início de 1998 para suprir a ausência de Edmundo, que teve um 97 extraordinário. E o atacante não decepcionou. Foi um jogador primordial para a primeira e única conquista da Libertadores que o Vasco da Gama tem até aqui.
Na primeira fase da competição, após início desanimador, Luizão desencantou e marcou dois dos três gols na vitória sobre o Grêmio em São Januário. Foram seus primeiros gols na competição da qual se tornaria, anos depois, maior artilheiro brasileiro. Contra o mexicano Chivas de Guadalajara, Luizão voltou a anotar um doblete e nas oitavas deixou mais um, dessa vez tendo o Cruzeiro por vítima.
Na grande final, contra o Barcelona de Guayaquil, Luizão foi o grande nome na ida e na volta, ao lado do “Pantera” Donizete. Marcou o segundo gol na vitória em São Januário por 2 a 0 e voltou a anotar, agora no Equador, abrindo o placar.
Na Copa Libertadores do ano seguinte, 1999, Luizão marcou mais um gol com a camisa vascaína. Foi na partida contra o Palmeiras, no Rio, pelas oitavas. E assim Luizão encerrou sua participação com o manto cruzlmaltino deixando 8 gols.
Luizão tem, ao todo, 29 gols em 42 partidas disputadas em Copas Libertadores. Em 2002 ainda pôde fazer parte do elenco pentacampeão do mundo pela Seleção Brasileira.
POR: FELIPE FERREIRA