O emir do Catar, Tamim bin Hamad Al-Thani, torce para o Vasco e recebeu Jair Bolsonaro
O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os árabes irão comprar dois times no Brasil. A delegação brasileira que visita o Oriente Médio esteve em Dubai, Emirados Árabes Unidos e também passou por Catar e Bahrein.
A declaração de Guedes foi em Brasília e os times que serão possivelmente comprados não foram revelados:
- Eles anunciaram: calma, nós vamos comprar dois times; estamos examinando e vamos comprar dois times. Eles vêm aí com os investimentos. Isso ontem e anteontem na viagem.
Quando os árabes falaram em investimentos e compra de clubes no Brasil, as brincadeiras da comitiva ficaram entre Flamengo, Vasco e Palmeiras como alvos dos petrodólares. Guedes, flamenguista, desejou que os árabes investissem no seu clube e sugeriu o Palmeiras como alvo também e brincou com o Vasco, mas esqueceu que Flamengo e Palmeiras não têm modelo de clube-empresa (não se pode comprá-los).
Outro erro do ministro foi dizer que esses petrodólares compraram o Manchester United e trouxeram Cristiano Ronaldo. O Manchester United pertence à família Glazer, norte-americana, há quase 20 anos. O clube de Manchester que conta com pesados investimentos árabes é o City.
Segundo Guedes, os investimentos no Brasil chegam na casa dos bilhões de dólares:
- É uma imensa riqueza em cima de areia. Eles criaram cidades, investiram bastante, mas está sobrando dinheiro. Ainda tem muito petrodólares. Eles têm que reciclar isso. Invés de reciclar, como nos anos 1970 e 1980, em forma de empréstimos, vão reciclar em forma de investimentos. Ao final da nossa visita, recebemos a pista de que vem mais 10 bilhões de investimentos, porque nós estamos modernizando os nossos marcos.
Sobre o emir catari que recebeu Bolsonaro, é o mesmo que em 2019 recebeu Felipe “Maestro” para a transmissão do Mundial.