O título dessa minha coluna de hoje, já inevitavelmente, me faz lembrar de uma lembrança muito boa. Em 2003, eu com meus dez anos de idade, ia pela primeira vez no Maracanã, um Maracanã que hoje em dia não existe mais. Fiquei na escada, não havia mais lugares para sentar. Era uma final de Campeonato Carioca, no qual nós fomos campeões, com um belíssimo passe de letra do Léo Lima, e gol do Souza. Foi um momento que vibrei muito, embora pela minha pequena altura, não conseguia ver o jogo todo, ainda me lembro de fazer muita força para enxergar um pequeno espaço de visão, para ver o jogo todo, mas no fim do jogo gritei bastante, era a primeira vez que ia ao Maracanã e de quebra o Vasco era o campeão carioca.
Bons tempos, de um futebol raiz, que hoje não existe mais, que não tem mais espaço para os negócios de clubes empresa e grandes patrocínios, ainda sim, falo isso, porque o futebol não perdeu a paixão e tem pontos importantes que sempre vão ser importantes. Naquela final de carioca, o Vasco foi campeão de um campeonato, já muito desgastado e pequeno, mas para mim, foi como uma final de mundial, para uma criança, era como se o Vasco fosse maior do mundo.
O campeonato carioca, pode até não ser aquele velho Carioca que lotava o Maracanã com 90 mil pessoas espremidas (é preciso resgatá-lo), mas continua a ser importante, principalmente para as crianças, que há muito tempo não tem uma alegria com o nosso amado clube. É por elas, que em minha opinião, o Vasco precisa fazer de tudo para vencer o carioca, pois são as nossas crianças que serão os torcedores e colunistas amanhã. Hoje eu tenho meus 28 anos, formado e continuo torcendo muito para esse clube, mas eu fico imaginando, o que teria sido se o Vasco não fosse campeão naquela ocasião? Será que eu teria a mesma paixão? Repare, eu me encantei com o Vasco naquele dia, naquele Maracanã, e naquela final. Eu sempre serei Vasco, pois graças a deus, eu tenho uma família de vascaínos, mas é evidente que eu também tenho a MINHA história com o Vasco, e isso acrescenta muito. Aquela final foi muito importante para a minha história com o Vasco, e assim como eu vibrei e naquele dia começou a minha história com o Vasco (indo para o estádio), espero que mais vascaínos crianças, possam começar a sua história como Vasco nesse Campeonato Carioca, com o Vasco campeão.
Além da paixão, o campeonato carioca serve como um termômetro, para vermos, como o time do Vasco está ou não preparado para série b. Em meio a tantas especulações e dúvidas sobre a SAF, o Campeonato Carioca poderá nos dar uma amostra de como será o nosso ano.
Por mais que o Campeonato Carioca, esteja bastante desgastado, ele ainda é importante, e é importante que o Vasco seja campeão.
Por: Lucas Dumans