O Vasco chega ao Campeonato Brasileiro com muitas dúvidas em relação ao seu potencial dentro da competição. De volta à elite do futebol nacional, o clube gastou cerca de 100 milhões de reais em reforços para esta temporada, e começou muito bem o ano. Entretanto, o desempenho caiu e culminou nas eliminações do Campeonato Carioca, para o Flamengo, e da Copa do Brasil, para o ABC.
A amostragem é pequena, mas já deu pra ver uma pequena demonstração de como o Vasco se portará em campo. Um time agressivo, que busca muito o ataque, principalmente pelas pontas. Os laterais, Pumita e Piton, são muito importantes e sempre chegam ao ataque, buscando a referência do time, Pedro Raul.
Diante desse cenário, o GE convidou comentaristas para opinarem sobre as expectativas em cima do Vasco da Gama no Brasileirão. Confira:
LÉDIO CARMONA:
“O Vasco tem um início de tabela bem complicado, contra Atlético-MG, Palmeiras, Bahia e Fluminense Uma tabela bem sofrida para um time ainda em formação. Mas pelo desempenho nos jogos importantes do Campeonato Carioca e pelo elenco, acho que o Vasco vai fazer um campeonato de meio de tabela, sem sofrimento, sem sufoco e sem pesadelo para o torcedor.
Pode quem sabe pegar uma oitava ou nona vaga na Libertadores? Pode até ser. Mas acho que tem mais cara de time que vai ficar entre 10º e 12º lugar, sem muito sufoco, para ficar na Série A mais um ano, fazer uma transição e vir mais forte em 2024, com elenco mais bem estruturado, e com a SAF mais amadurecida. Acho que esse é o caminho. O time do Vasco é bom, tem caráter e deve fazer um campeonato mediano. É o que o desempenho do Vasco até agora sugere, um campeonato de meio de tabela“
PEDRINHO:
“Como há alguns anos vem subindo e caindo, o Vasco precisa de tranquilidade para manter uma regularidade e voltar ao nível que sempre teve historicamente. Para isso, é importante somar o máximo de pontos possíveis nessas dez primeiras rodadas, com jogos muito difíceis, para se distanciar da zona de rebaixamento e ter tranquilidade.
Digo isso porque automaticamente, mesmo com jogadores diferentes daqueles que caíram para a Série B, eles carregam a responsabilidade dos últimos anos. Então tendo tranquilidade em termos de pontuação, automaticamente esses jogadores vão ter mais tranquilidade e mais confiança para arriscar um pouco mais e melhorar o seu jogo. Assim o Vasco pode ter um desempenho melhor dentro da competição e pode começar a pensar em classificação para competições internacionais, como a Copa Sul-Americana ou a Libertadores, dependendo do nível de pontuação que o Vasco alcance.
Mas nesse início o Vasco tem que somar o máximo de pontos possíveis para acabar com qualquer sombra e proximidade da zona de rebaixamento. E o decorrer do campeonato vai falar muito sobre o que será o Vasco dentro da competição. Mas esses primeiros dez jogos podem definir muito como será o restante de Campeonato Brasileiro do Vasco”.
RENATA MENDONÇA:
“O papel do Vasco nesse retorno à Série A é não sofrer. E não cair no risco de se iludir e sonhar mais alto do que pode alcançar. É preciso manter os pés no chão para se consolidar na Série A, construir um trabalho mais consistente e aí, sim, ir almejar mais.
Foram muitas quedas na última década, e o Vasco acabava disputando a primeira divisão sempre com o risco do rebaixamento iminente. Agora precisa manter a regularidade para garantir o meio de tabela sem sofrer. Pode conseguir mais? Pode. Mas o primeiro objetivo é esse: não frequentar o Z-4, não flertar com ele.
Sem disputar outras competições, o Vasco vai poder focar seu elenco no Brasileiro e buscar a regularidade que é tão difícil de manter em 38 rodadas. A partir de 2024, com a SAF já consolidada, o planejamento pode ousar um pouco mais. Para esse primeiro ano de retorno, pés no chão, campeonato sem sofrimento e, quem sabe, classificação para Sul-Americana. Esse seria o gabarito. O que vier além disso é lucro”.
+ Torcida do Vasco agita a internet e pede a contratação de James Rodríguez
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News