• Home
  • Quem Somos | Papo na Colina
  • Política de Privacidade
  • Notícias do Vasco
  • Vai e Vem do Vasco
  • Contato
  • Monte seu Vasco na Libertadores
Papo na Colina - Notícias do Vasco da Gama
  • Home
  • Quem Somos | Papo na Colina
  • Política de Privacidade
  • Notícias do Vasco
  • Vai e Vem do Vasco
  • Contato
  • Monte seu Vasco na Libertadores
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Quem Somos | Papo na Colina
  • Política de Privacidade
  • Notícias do Vasco
  • Vai e Vem do Vasco
  • Contato
  • Monte seu Vasco na Libertadores
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Papo na Colina - Notícias do Vasco da Gama
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Papo de Domingo: Além da Dor

Redação Por Redação
26 de setembro de 2021
Em Notícias do Vasco, Campeonato Brasileiro, Papo de domingo
0
Foto: Rafael Ribeiro/ Vasco

Foto: Rafael Ribeiro/ Vasco

ALÉM DA DOR

Leandro A. Rodrigues

 

Em maio deste ano, após a derrota para o Operário-PR, escrevi uma crônica, aqui, neste espaço, cujo título era “O ano vai ser longo”. Não sou profeta, mas acertei na mosca. Para nós, vascaínos, o ano está sendo terrível. Estamos sofrendo horrores. Erros individuais primários tiram as nossas vitórias. Desatenção absurda, nos instantes finais, faz-nos perder pontos preciosos. Não entrarei no mérito da arbitragem, pois, caso contrário, ficaremos horas e horas chorando pelo leite derramado.

📲 Receba as notícias do Vasco direto no WhatsApp! Entre no canal do Papo na Colina

Na última sexta-feira, dia 24 de setembro de 2021, assim que acabou o jogo contra o Brusque, em que saímos vitoriosos com o placar mínimo (mas primordial), em virtude do belo gol assinalado por Nenê, eu estava extenuado. Parecia que eu havia estado em campo. A tensão a cada bola levantada na área. O medo de sofrer o empate no fim, como já acontecera contra CRB e Cruzeiro, fez-me terminar de assistir ao jogo em pé, sozinho, em minha sala. Um sofrimento digno de uma final de campeonato.

Quando o juiz apitou o término da partida, sentei-me, em silêncio. Com o coração, ainda, acelerado, pude perceber o quão difícil seria conseguir me deitar e dormir tranquilamente. Então, ficou clara uma certeza: ser vascaíno é dar-se por inteiro. A nós, vascaínos, não nos é possível a doação pela metade. Não sabemos amar de forma incompleta. Vivemos, em grau máximo, tudo o que envolve o Gigante da Colina. Vi-me, vou repetir, sozinho, em minha sala, numa sexta-feira à noite, cabeceando as bolas que a nossa zaga não conseguia tirar da área; espalmando, com o Vanderlei, as bolas que chegavam à nossa meta; chutando, para onde o nariz apontava, as bolas que chegavam à meia altura. Com a adrenalina bem alta, disse para mim mesmo: de fato, para o Vascaíno, “o sentimento não para”.

Não quero alimentar esperanças! Não quero escrever um texto em que mostre que a Matemática/Estatística pode ser contrariada. Não quero mesmo! Quero, somente, deixar bem claro que, mesmo não sendo fácil, meu amado Vasco da Gama; ainda que, em alguns momentos, seja tentador abandoná-lo, não o farei, porque o meu amor por ti é indizível.

O poeta português, Fernando Pessoa, em seu poema “Mar Português”, diz que: “Quem quer passar além do Bojador/Tem que passar além da dor”. Para quem não sabe, o Bojador, mencionado no poema, é o Cabo Bojador, que fica na Costa Ocidental da África, e

foi dobrado, pela primeira vez, pelo navegador português Gil Eanes, em 1434. No texto de Fernando Pessoa, o termo possui o sentido metafórico de limite para algo maior e mais sublime. Na verdade, quer dizer que quem quer obter coisas maiores em sua vida, tem que sofrer, passar por dificuldades para valorizar bastante a sua conquista. Independentemente do que venha a acontecer, uma coisa é certa: mais uma vez, pelo Vasco da Gama, estamos passando “além da dor”.

Saudações Vascaínas!

Tags: Além da DorBrasileirãoCampeonato BrasileiroNenêPapo de DomingoSérie BVasco
Publicação anterior

”A mamadeira está cheia” Luiz Penido viraliza com narração de gol do Nenê, contra o Brusque; ouça

Próxima publicação

Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, comentou sobre o rebaixamento do Vasco: “Continua sendo gigante e quando voltar, talvez volte até maior”

Próxima publicação
Foto: Rodrigo Gadelha / SVM

Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, comentou sobre o rebaixamento do Vasco: "Continua sendo gigante e quando voltar, talvez volte até maior"

Por favor acesse para participar da discussão

Mais vistos

  • Salários do Vasco na temporada de 2026

    Salários do Vasco na temporada de 2026

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Bolada à vista! Ex-joia do Vasco entra na mira do Liverpool e pode gerar lucro milionário

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Quer sair! Marino Hinestroza abre conversas para jogar no Deportivo Cali

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0

Mercado da Bola 🔥

Rayan comemora gol pelo Vasco

Bolada à vista! Ex-joia do Vasco entra na mira do Liverpool e pode gerar lucro milionário

12 de junho de 2026
Marino ainda não rendeu no Vasco da Gama

Quer sair! Marino Hinestroza abre conversas para jogar no Deportivo Cali

12 de junho de 2026
Papo na Colina - Notícias do Vasco da Gama

Somos um site destinado a compartilhar notícias do Club de Regatas Vasco da Gama. Não temos nenhum vínculo com o clube.

Acompanhe-nos

Publicações recentes

Jair em jogo do Vasco

Retorno confirmado! Jair supera grave lesão e reforça o Vasco no segundo semestre

12 de junho de 2026
Rayan comemora gol pelo Vasco

Bolada à vista! Ex-joia do Vasco entra na mira do Liverpool e pode gerar lucro milionário

12 de junho de 2026
  • Quem Somos | Papo na Colina
  • Contato
  • Política de Privacidade

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Quem Somos | Papo na Colina
  • Política de Privacidade
  • Notícias do Vasco
  • Vai e Vem do Vasco
  • Contato
  • Monte seu Vasco na Libertadores

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.