Contestado pela maioria da torcida do Vasco, o lateral Henrique está por detalhes de ser contratado pelo Lyon, clube tradicional da França.
Por Vitor de Souza
Esse movimento causou enorme surpresa para os torcedores cruz-maltino. Curiosamente, Juninho Pernambucano saiu do Vasco para o Lyon com 26 anos, apenas um ano mais jovem do que Henrique.
Agora vamos entender os motivos que levaram a essa situação:
Relação com Juninho
Ídolo do Vasco, Juninho Pernambucano é o diretor de futebol do Lyon. Tendo jogado com Henrique quando o lateral subiu da base, Juninho tem ótimas referências do jogador em seu tempo com atleta. Em bastidores antigos da Vasco Tv podemos ver que o reizinho tinha um carinho pela até então promessa da base Henrique. Mesmo conhecendo o antigo companheiro de clube, o agora diretor de futebol Juninho, pediu avaliação de dois scouts da equipe francesa que deram avaliação positiva para a contratação.
Crise financeira no Lyon
Não é só o Vasco que vive na época das vacas magras. Com orçamento limitado, o Lyon não está disposto a pagar por um jogador, a opção de Henrique, que sairia sem custos cabe totalmente nos objetivos do clube.
Ética de trabalho e entendimento tático
Visto como um jogador que trabalha duro, Henrique foi chamado de “soldado” como referência ao seu profissionalismo com os treinos e dieta.
Outro fator que conta para o lateral foi sua experiência. Com 27 anos, Henrique se moldou em um lateral de qualidades defensivas adequadas. Jogando como um terceiro zagueiro na “era Ramon”, Henrique se encaixa no esquema do time francês.