As crises políticas e disputas judiciais do Vasco em 2020 refletiram diretamente em campo. Todos os jogos de 2020 tiveram sua importância, mas alguns foram determinantes para definir o rumo do clube em 2020. O Cruzmaltino começou o ano com Abel Braga como técnico. O treinador que chegou com o discurso de lealdade ao presidente Campello, iniciou a temporada com duas goleadas em dois jogos-treinos. Os resultados não refletiriam nas atuações no campeonato carioca. Na primeira partida da competição, a equipe do Gigante empatou sem gols com o Bangu, em São Januário.
Por Micael Abbud
“Torcedor veio e pode até sair insatisfeito. Mas ele entendeu que houve luta muito grande. Quantos jogadores deles caíram durante o jogo? Nós, nenhum. Saio contente e satisfeito pela atitude”, disse Abel Braga após o primeiro jogo do Vasco no Campeonato Carioca.
Já pela Sul-Americana, mesmo com uma vitória simples o Vasco conseguiu passar pelo Oriente Petrolero na primeira fase da competição. O único gol do confronto, marcado por Germán Cano em São Januário, permitiu que o Cruzmaltino empatasse por 0 a 0 na Bolívia e garantisse a vaga na segunda fase da Sula. Um dos destaques da primeira fase, Talles Magno elogiou a atuação da equipe.
“Foi um jogo pegado, muito difícil, mas conseguimos sair com a classificação para a próxima fase, que era o nosso objetivo, o mais importante. Nosso time foi muito bem na partida, demonstrou muita garra, esforço. A classificação foi muito importante para o nosso grupo”, ressaltou Talles.
Pouco tempo depois da partida, ainda em fevereiro, Magno se lesionou enquanto estava de folga e teve que se afastar do gramado por tempo indeterminado. Sem o garoto e com os resultados negativos, Abel Braga é desligado do clube no início de março, Ramon Menezes o substituirá no comando do Vasco pelo resto da temporada.
Ramon Menezes chega ao clube
Ramon tem os três meses de paralisação do futebol brasileiro para analisar como treinará sua equipe, e logo na sua estreia como técnico do Gigante da Colina, ele assiste ao seu time vencer o Macaé por 3 a 0 com direito à hat-trick de Germán Cano. O artilheiro conquista a torcida aos poucos e vai mostrando faro de gol na reta final do Carioca.
Já em preparação para o Campeonato Brasileiro, o Vasco realiza jogos-treinos contra equipes de menor expressão para melhorar o entrosamento do time já com foco na maior competição do Brasil. Com boas vitórias e sem muitos sustos, a expectativa é boa para o início do campeonato.
Com boas vitórias e pontos importantes conquistados, o Vasco inicia o Brasileirão com pé direito e chega ocupar a liderança do campeonato por algumas rodadas. No lugar mais alto da tabela, Ramon Menezes tem seu trabalho elogiado por torcedores e pela imprensa, que vê no técnico uma revelação no ano de 2020. O time que era contestado no início da temporada já mudou sua postura completamente.
Porém, os resultados positivos no Campeonato Brasileiro não refletem na atuação do time na Copa do Brasil. Superado pelo Botafogo, o Cruzmaltino dá adeus à competição e amargura a eliminação na quarta fase da copa, em setembro de 2020. A desclassificação gerou uma série de resultados negativos também no Brasileirão, e Ramon Menezes é demitido no mês de outubro.
“O Club de Regatas Vasco da Gama comunica que Ramon Menezes não é mais o treinador da equipe profissional. O Clube agradece os serviços prestados pelo profissional e, em breve, anunciará o seu substituto”, noticiou o Vasco.
Faltando apenas dois meses para o término do ano, Campello corre atrás de um técnico europeu. Ricardo Sá Pinto é o nome que pode resgatar o bom futebol que o Vasco apresentava. O português mostrou estar animado para treinar a equipe, e disse que “se sentia em casa” quando chegou ao clube.
O trabalho não é dos mais fáceis, e o time segue rumo ao reencontro com o bom futebol, mas cada vez mais próximo da zona de rebaixamento. O objetivo de conquistar a taça da Sul-Americana passa a ser questionado entre os torcedores, que priorizam a permanência na série A do Campeonato Brasileiro. A diretoria não entende da mesma forma e o time vai completo para as disputas da competição internacional.
O sonho da Sula
Pela Sul-Americana, o Vasco passa pelo Caracas e chega às oitavas de final da tão sonhada copa. Os pensamentos do novo treinador já começam a surtir efeito, e a vitória dá confiança aos jogadores, que buscam uma volta por cima com o comando de Sá Pinto.
“Foi uma formação que tínhamos treinado com o professor. Para esse jogo, ele falou que essa proposta poderia surpreender o adversário e deixaria o nosso time mais compactado. Fizemos um bom jogo, soubemos jogar a competição e saímos com uma grande classificação. Temos muito que melhorar, acho que é o começo de um trabalho que tem muito a crescer. Essa classificação vai nos dar muita confiança”, relatou Andrey.
O FIM DRAMÁTICO
A confiança não durou muito tempo. Com jogos ruins pelo Brasileirão e atuação abaixo do normal também contra o Defensa y Justicia, o Vasco volta ao momento de tensão na tabela do campeonato nacional e é eliminado da Copa Sul-Americana. O trabalho de Sá Pinto começa a ser questionado, mas Campello dá ao treinador português um voto de confiança.
Chegando ao fim do ano, Jorge Salgado, presidente eleito do Vasco da Gama, toma à frente de Campello e decide por desligar Sá Pinto do clube. A escolha se dá após uma derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR. A partida foi derradeira para acabar a paciência com o treinador português. Com isso, o Gigante da Colina terminaria o ano sem técnico e em busca de um novo comandante. Mas logo no último dia do ano, Vanderlei Luxemburgo é anunciado como novo técnico do time, e terá a missão de tornar 2021 um ano melhor para o Vasco.