O Vasco da Gama ocupa hoje a sétima colocação na Série B com 47 pontos, e por esse motivo, precisa tirar uma diferença para o Goiás, que abre a zona de acesso, de 6 pontos e ainda por cima torcer para que os concorrentes não vençam. As chances vascaínas de acesso hoje giram em torno de 15%.
O matemático Tristão Garcia deu declaração importante com relação aos pontos que o Vasco precisa conquistar:
“O Vasco precisa muito mais que isso (em comparação com o Botafogo). Ganhar cinco e empatar duas. Dificultou muito mais. Qual a outra maneira do Vasco conseguir? O Vasco fazer menos que isso, mas os adversário pararem. Alguém teria que perder o tom ali e o Vasco aumentar o dele. Se o Vasco conseguir uma grande pontuação, vai acontecer o mais improvável, que é aumentar a pontuação dos quatro primeiros. Porque ele que é o perseguidor. Se ele inventa de pontuar muito, vai levar lá pra cima a pontuação de corte. É muito raro, eu não lembro de ter acontecido uma vez. É muito difícil”.
É muito difícil, sem dúvida, mas não impossível. E, se o matemático Tristão Garcia tem dificuldades para lembrar de situação parecida, é importante retomar a difícil Série B de 2006, edição na qual subiram:
1 – Atlético Mineiro 71 pts
2 – Sport 64 pts
3 – Náutico 64 pts
4 – América de Natal 61 pts
A campanha do América-RN foi de 19 vitórias, 4 empates e 15 derrotas. Se tomarmos como exemplo tal campanha, o Vasco precisaria hoje, então, de 14 pontos mais (4 vitórias e 2 empates), podendo perder mais um jogo.
O Vasco sobe? É sim possível.