O Vasco acompanha de perto a situação de dez jogadores emprestados a outros clubes enquanto reestrutura o elenco sob a gestão do novo diretor de futebol, Admar Lopes. Com a reapresentação marcada para os próximos dias, o Cruzmaltino já teve o retorno antecipado de Lucas Eduardo e avalia caso a caso os atletas cedidos, analisando desempenho, tempo de contrato e potencial de reintegração ao grupo principal. As informações são do portal ge.
+ Volante emprestado está de volta ao Vasco
Quem volta, quem fica e quem pode render ao Vasco no mercado
Com o retorno de Lucas Eduardo e a reformulação em curso no departamento de futebol, o Vasco reavalia caso a caso os jogadores que estão emprestados a outras equipes. Veja abaixo como está a situação de cada um:
- Lucas Eduardo (volante)
Retornou do Cuiabá, onde estava emprestado até dezembro. O volante, de 21 anos, disputou apenas quatro jogos pelo Vasco antes de ser cedido. Agora retorna a São Januário para buscar mais oportunidades. - JP Murilo (meia)
Está no Avaí até 30 de novembro. Titular absoluto, soma nove partidas e três gols pelo clube catarinense. O Vasco pode analisar retorno ou prolongamento, conforme desempenho. - Erick Marcus (atacante)
Emprestado ao Ludogorets, da Bulgária, até 30 de junho. Com 39 jogos e oito gols, o jogador teve seu passe adquirido em definitivo pelo clube europeu, que exerceu a opção de compra prevista no contrato. - Clayton (centroavante)
Brilha no Rio Ave, de Portugal. Com 18 gols em 37 jogos, o clube português já demonstrou intenção de exercer a cláusula de compra. Embora nominalmente o retorno esteja previsto, é improvável. - Leandrinho (lateral-esquerdo)
Com contrato até janeiro de 2027, atua no Al-Shabab, da Arábia Saudita. Fez 11 partidas, mas ainda sem protagonismo. A tendência é que retorne a São Januário após o término do empréstimo. - Figueiredo (atacante)
Emprestado ao América-MG, soma 22 jogos e dois gols neste ano. Com contrato até dezembro de 2026, é cria da base e pode ser reintegrado ou negociado, conforme o interesse dos mineiros. - Cauan Barros (volante)
Também emprestado ao América-MG, está em sua segunda temporada consecutiva fora. É titular na Série B, com 22 partidas em 2025. O contrato com o Vasco vai até dezembro de 2026. - Maicon (zagueiro)
Atualmente no Coritiba até o fim de 2025, seu contrato com o Vasco também termina em dezembro. Começou no banco, mas virou titular nas últimas rodadas da Série B. Futuro indefinido. - Maxime Domínguez (meia)
Foi cedido ao Toronto FC, da MLS, até o fim de 2025. Já acumula dez partidas na liga norte-americana. Segue contratado até junho de 2028 e só retorna se não houver compra por parte dos canadenses. - Alexander (goleiro)
Emergente da base, está no Capital-DF desde abril, ainda sem estreia. Seu vínculo com o Vasco vai até dezembro de 2025 e será necessário mostrar serviço para ter nova chance no elenco. - Cauã Paixão (atacante)
Emprestado ao Polissya, da Ucrânia, alterna entre banco e titular. Participou de 19 jogos e marcou um gol. O retorno está previsto para o fim de junho, e a situação será revista internamente.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News