O nome da família Marinakis voltou a circular com força no noticiário esportivo brasileiro, inclusive, do Vasco. Enquanto Evangelos Marinakis, bilionário grego e dono do Nottingham Forest (ING) e do Olympiacos (GRE), aparece como possível investidor do São Paulo Futebol Clube, um novo elemento pode mudar o rumo dessa história: o interesse do filho, Miltiadis Marinakis, pelo Vasco da Gama.
A informação, revelada por fontes próximas ao jornalista Leonardo Baran, aponta que Miltiadis teria se encantado com o clube carioca, especialmente pela força da torcida vascaína nas redes sociais. O jovem empresário acompanha os bastidores do Cruzmaltino, demonstra envolvimento com o cotidiano do clube e teria até manifestado o desejo de morar no Rio de Janeiro.

Grego quer investir no futebol brasileiro e SAF cruzmaltina ainda não está descartada – Foto: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Dois clubes, dois interesses:
Essa movimentação cria um cenário curioso: pai e filho com interesses distintos no futebol brasileiro. De um lado, Evangelos intensifica conversas com o São Paulo. De outro, Miltiadis cogita um projeto independente no Vasco, por meio de uma estrutura societária própria, separada das operações do pai.
+ Qual clube quis contratar Capasso, do Vasco? Entenda motivo que fez o zagueiro não sair
Tecnicamente, não há impedimento legal para que isso aconteça, já que os dois clubes têm CNPJs diferentes e estão em estados distintos. No entanto, a situação jurídica do Vasco ainda é um entrave importante. Para que qualquer negociação avance, é necessário resolver o imbróglio judicial com a 777 Partners, antiga controladora da SAF vascaína. A decisão está nas mãos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio de uma audiência de arbitragem.
O interesse vem de longe:
Vale lembrar que o nome de Evangelos Marinakis não é novo nos bastidores de São Januário. Ainda em 2024, o empresário chegou a autorizar o dirigente Edu Gaspar a abrir conversas com Pedrinho, que hoje preside o clube. O movimento sinalizava o interesse inicial da família grega no Vasco, embora não tenha se concretizado à época.
Com o cenário atual, o retorno do nome dos Marinakis à pauta vascaína reacende a esperança de investimento estrangeiro. A dúvida agora é: qual clube vai conquistar de vez o coração (e o aporte) da poderosa família grega?
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News