Por mais que o jogo contra o Coritiba esteja hoje em contexto completamente distinto, marca um reencontro que tem cara de decisão. Se o Vasco vencer, não terá taça erguida, mas levantará uma vez mais a esperança de entrar no grupo de acesso à primeira divisão nacional e deixará o seu torcedor novamente sonhador.
Naquelas finais pela Copa do Brasil de 2011, dois atletas, que hoje fazem parte do elenco vascaíno, estiveram em campo: o volante Rômulo e o goleiro Vanderlei, este sendo parte dos relacionados do Coxa Branca. Willian Farias, autor do terceiro gol do Coritiba na ocasião, e que pôs fogo na decisão, também estará em campo e reencontrará seu amigo goleiro.
Sobre o time campeão da Copa do Brasil 2011, Vanderlei disse ao GloboEsporte.com que “o Vasco tinha um time fantástico, com jogadores espetaculares: Diego Souza, Felipe, Éder Luis, Alecsandro, Fernando Prass, Dedé, Anderson Martins, entre outros. Foi uma grande final, o Vasco ganhou com o gol qualificado. Foram dois grandes jogos, e o Vasco foi campeão. Foi bom para o Vasco, há muito tempo não ganhava um título nacional e fez uma grande Libertadores no ano seguinte”.
Para a decisiva partida, que pode selar a permanência na Série B ou o retorno à disputa para chegar à Série A, a diretoria cruzmaltina espera receber bom público, já que o avanço da vacinação no Rio de Janeiro permite que até 50% da capacidade de São Januário seja preenchida. A expectativa é de que o público supere os 10.000 torcedores.