Depois de ser campeão Carioca e da Copa do Brasil, o jovem promissor do Gigante da Colina, Gabriel Pec, foi novamente integrado ao elenco profissional.
Por Leonardo Dias
Em 2019, foi Vanderlei Luxemburgo quem trouxe Gabriel Pec pela primeira vez ao time profissional. Entretanto, a mudança de ares, falta de condicionamento físico necessário e uma dificuldade maior, Pec não conseguiu manter o mesmo nível que tinha na base.
Coincidentemente, agora em 2020, o “pofexõ” é novamente o treinador do Vasco da Gama. Em sua primeira entrevista coletiva, Vanderlei Luxemburgo já usou Gabriel Pec como um bom exemplo.
– Todo mundo sabe que gosto de olhar para a base. O Pec subiu comigo no ano passado [em 2019, na verdade] e ele era um filé de borboleta. Ele encorpou, e as jogadas dele são mais decisivas do que antes. Gostei muito, mas gostei da equipe. Todo mundo acha que se essa equipe for colocada no time de cima, vai salvar o Vasco da Gama. Calma! Vi o Riquelme [lateral esquerdo] jogando, é muito garoto, é muito franzino. O paraguaio [Matías Galarza] chega bem, mas falta alguma coisa. Em todos falta alguma coisa. É muita responsabilidade para um grupo que acabou de ganhar um campeonato.
Pec esteve iluminado nas decisões de títulos nas categorias de base do Sub-20. Com gol na primeira partida da final do Campeonato Carioca, contra o Botafogo, no primeiro jogo semifinal da Copa do Brasil contra o Atlético MG, e também marcou na primeira partida das finais da Copa do Brasil e deu uma assistência no segundo jogo.
O auxiliar de Luxemburgo, Maurício Copertino, acompanhou o jogo de volta da Copa do Brasil sub20 contra o Bahia, com o propósito de extrair o que pode ser aproveitado desse elenco da base no time profissional.
Gabriel Pec já treinou com o time profissional na terça-feira (5), comandado por Vanderlei Luxemburgo e foi relacionado para a partida contra o Atlético Goianiense.