O diretor executivo detalha busca de nomes para reforçar a equipe para a temporada 2021.
Por Robert Ferreira
Em entrevista ao GE.com, o executivo do clube, Alexandre Pássaro, comentou como a equipe de análise do Vasco tem trabalhado para buscar reforços pontuais para o andamento da temporada. Com 8 reforços, Pássaro explica a procura dos jogadores “Depois de monitorarmos o mercado por dois meses, criamos uma lista por posição. Na verdade, é um quadro com um campo de futebol. Em cada posição tem uma lista de nomes por ordem de preferência.”
Portanto, todos os analistas da equipe trocam informações sobre o mercado, desempenho e até sobre possíveis reforços para a base. O Vasco vem se reforçando no sub 20, com jogadores já respondendo no time de cima, caso de Galarza e MT, que vieram do Olimpia PA e Volta Redonda. A partir disso, os nomes são avaliados por minutos jogados, lesões sofridas e até o nível da competição onde jogaram. A avaliação é feita até se a possível contratação possa atrapalhar um menino da base subindo. “Os analistas montam uma ficha do jogador com muitas informações. Há as informações básicas, como altura, peso, idade, etc… Informação de histórico. A gente classifica entre A, B, C e D o jogador. Classifica em A, B, C e D o nível de competitividade da liga, risco de lesão e comportamento extracampo, dentro do que a gente consegue analisar, lógico. Minutagem nos últimos dois anos.”
Pássaro também conta que a experiência dos profissionais que estão no clube hoje, ajudam para a possível contratação. Marcelo Cabo e seu filho, por exemplo, tem boa rodagem na série B e conhecem diversos jogadores que são oferecidos, além de apontarem reforços “o Rodrigo Ramos (supervisor de futebol),tem uma uma rodagem boa e também em Série B, às vezes já tem informação. A gente bate um papo. O Cabo conhece muitos jogadores, o filho dele também conhece, o Fábio também. O Sarrafiore, por exemplo, trabalhou com nosso preparador físico Daniel Félix no Coritiba. Então eu consegui também ter informação física. Isso acaba formando o nosso processo de decisão técnica.”