Após vitória obtida ontem sobre a Ponte Preta, o Vasco anunciou nesta manhã de segunda-feira (30) a chegada de Jhon Sánchez
Jhon Jairo Sánchez Enríquez, equatoriano de Manta, é o novo reforço do Vasco! O jovem extremo, ou ponta, como diriam os mais “antigos”, tem 22 anos, completados no último 30 de julho, e chega a São Januário por empréstimo de um ano com opção de compra ao término do contrato.
A carreira da joia equatoriana começou no Manta FC, e por esta equipe disputou 7 jogos na Série B de 2013. Em 2017, após destacar-se nas inferiores, chamou a atenção do Independiente del Valle. Com o espanhol Miguel Ángel Ramírez, treinador que teve passagem recente pelo Internacional-RS, Jhon Sánchez ganhou titularidade e pode ajudar tanto na liga nacional como nas competições continentais.
+ Seja um sócio do Papo na Colina e nos ajude
Pelo Del Valle, Jhon Sánchez jogou 83 vezes e marcou 9 gols. Já afirmou em entrevista que seu forte não é a artilharia, mas sim o desejo de sempre acionar os companheiros para que façam gols. O veloz equatoriano foi um dos grandes destaques na conquista da Copa Sul-americana de 2019, e na final contra o Colón de Santa Fé, marcou o segundo gol (42´) na vitória por 3 a 1 sobre o “Sabalero”:
No vídeo acima, fica nítido como o ponto alto de Jhon Sánchez é a velocidade. Já quando a primeira etapa caminhava para o seu encerramento, o camisa 15 do Del Valle apanha a bola ainda no limiar do campo defensivo, conduz com objetividade, firmeza e uma aceleração irrefreável, e o melhor de tudo, conclui com maestria na saída do goleiro. Num momento do jogo no qual muitos atletas já demonstram um certo cansaço e conformidade com o placar apresentado, o veloz jogador demonstrou uma atitude de inconformidade e com velocidade e precisão ajudou e muito o seu clube a conquistar a Sula do ano retrasado.
+ Lisca afirma chegada de reforços: “2 ou 3 que devem chegar em breve”
O jornalista equatoriano Sebastián Merizalde, que cobre o Independiente del Valle para Dosisfutbolera.com, em contato com o autor desta análise, afirmou que Jhon Sánchez tem como pontos altos o drible veloz, objetivo, e a assistência que vem da ponta para finalização frontal dos companheiros de ataque (“regate y centro como virtudes”). O companheiro do Equador destacou também a projeção do atleta, isto é, seu potencial futuro. Pode render muito na Colina Histórica.
Outro gol que conecta bastante John Sánchez com o futebol brasileiro, mais precisamente com o Vasco e a rivalidade com o Flamengo, é o quarto gol na inesquecível goleada por 5 a 0 no Estádio Rodrigo Paz Delgado, pela Copa Libertadores do ano passado. Neste gol, outra vez é possível perceber a disposição do extremo já nos instantes finais da partida. Quando muitos estão cansados, “Jay Jay” Sánchez está com as turbinas ligadas e pronto para matar o adversário. O gol dele contra o Flamengo saí aos 36´ do segundo tempo, num magistral toque de letra que matou o goleiro César. Na ocasião, vestia a camisa 11 e entrou no decorrer da partida:
Outro time brasileiro que também já provou do veneno de Jhon Sánchez foi o Corinthians. Na Copa Sul-americana de 2019, que como já foi dito, é o grande ano do Del Valle, que termina com a conquista da segunda mais importante competição do continente, ele fez o gol de empate aos 23´ do segundo tempo após deixar o zagueiro Manoel no chão em lance de muita rapidez e objetividade:
Pela ponta esquerda, Jhon Sánchez é letal. Pode levar perigo ao adversário do primeiro ao último minuto de jogo, no entanto, essas são características que foram potencializadas com o esquema do espanhol Miguel Ángel Ramírez. Se Lisca resolve usá-lo com a liberdade que ele precisa, em função que em muitos jogos desempenhou Léo Jabá, o Vasco pode chegar diversas vezes na área adversária e Germán Cano receber bem mais assistências.
Com a saída de Ramírez para o Colorado de Porto Alegre, o Independiente del Valle contratou o técnico português Renato Paiva, que Jhon Sánchez de uma maneira diferente. Um outro companheiro da imprensa esportiva equatoriana, Mathias Ortiz, sobre a atualidade do seu compatriota, apontou que: “é um jogador que não vem jogando de titular. Ganharam-lhe o posto pela ponta esquerda. Está entrando na variante, está atuando já não tanto só como um extremo esquerdo, mas sim que no Del Valle, Paiva joga com uma linha de 3, com dois de ida e volta. Entáo, quando o colocam, ele está atuando como um lateral e como um extremo, ou seja, corre todo o corredor esquerdo do campo. É um jogador de bom cruzamento, muito rápido e creio que o Vasco está fazendo uma muito boa contratação. Marcou na final da Sul-americana, que já tem um processo no Independiente del Valle, que já é um jogador comprovado e que vai render. Bom reforço!”.
Na Copa Libertadores deste ano, Sánchez fez três gols nos dois jogos pela fase de grupos contra o Universitario do Perú. No jogo do dia 5 de maio, goleada para o Del Valle por 4 a 0, o equatoriano deixou um doblete. Os dois gols foram marcados com o ponta entrando com muita velocidade e batendo forte no lado oposto ao do goleiro. Já no jogo do dia 18 do mesmo mês, o primeiro gol da partida foi de Jhon Sánchez, derrota para o Universitario por 3 a 2, num lindo e certeiro chute de fora da área (gol muito semelhante ao seu segundo no jogo 1 e que mostram mais uma vez seus pontos fortes). A força e a colocação no arremate também caracterizam o equatoriano.
A torcida vascaína pode sim esperar de Jhon Sánchez muito empenho, muita objetividade veloz, muita infiltração e chutes certeiros.