No último domingo (6), o prefeito Eduardo Paes confirmou o favoritismo e venceu no primeiro turno as eleições para prefeito na cidade do Rio de Janeiro, com 60% dos votos. Durante o primeiro mandato, Paes buscou ter boas relações com os quatro grandes do Rio.
Torcedor do Vasco, aprovou o potencial construtivo de São Januário neste ano. Essa medida possibilita gerar recursos para a reforma e modernização do estádio, que terá capacidade para quase 50 mil pessoas. A obra está prevista para iniciar em 2025.
O prefeito desapropriou o terreno do Gasômetro, que pertence à Caixa Econômica Federal, e que fica na região central do Rio. O Flamengo adquiriu o terreno em leilão, por R$138 milhões e pretende construir o tão sonhado estádio no local.
Em agosto de 2024, Paes chegou a um acordo para a troca de concessão do Estádio Nilton Santos. A administração do estádio passou do clube social para a SAF. O pleito era uma reivindicação de John Textor. Existem conversas sobre a retirada da pista de atletismo do estádio e de uma possível cessão de terreno para construção de um centro de treinamento para o Botafogo, em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio.
O prefeito mantém conversas com o Fluminense para, assim como fez com o Vasco, conceder um potencial construtivo da sede das Laranjeiras. Ainda não há um projeto definido, mas o local pode voltar a receber jogos do Tricolor no futuro.
Eduardo Paes também foi peça fundamental para as movimentações de clubes pequenos do Rio. Ele influenciou diretamente na reforma e ampliação do Luso-Brasileiro, da Portuguesa. O prefeito cedeu as arquibancadas e estruturas da antiga Arena do Futuro, das Olimpíadas de 2016, para o estádio que fica na Ilha do Governador, na Zona Norte. As obras já iniciaram e a ideia é passar a capacidade de pouco mais de 6 mil para até 16 mil pessoas.
Em abril, Paes assinou uma liberação de crédito para a reforma do Ítalo Del Cima, do Campo Grande. O estádio fica na Zona Oeste (RJ) e é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. As obras já iniciaram.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News