Após terminar a Primeira Liga com 29 pontos em 34 rodadas e na décima sexta, o Moreirense, time comandado pelo ex-Vasco Ricardo Sá Pinto, teve que disputar playoffs contra o Chaves para ver quem conquistava espaço na primeira divisão lusitana. As equipes rebaixadas foram o Tondela e o B-SAD, respectivamente décimo sétimo e décimo oitavo na tabela.
Foram dois jogos entre as equipes: no primeiro, vitória do Chaves por 2 a 0 em casa e em Moreira de Cónegos, vitória do Moreirense por 1 a 0, o que não garantiu o acesso, dado o placar agregado.
+ RECEBA AS NOTÍCIAS DO VASCO TOTALMENTE GRÁTIS! CLIQUE AQUI!
Ricardo Sá Pinto teve grande parcela de culpa no rebaixamento do Vasco da Gama, com um aproveitamento pífio. Seu trabalho após o Vasco, no time turco Gaziantep, também foi de baixíssimo nível, após ter recebido a equipe depois de uma temporada muito boa com o técnino Marius Samudica.
Sá Pinto não esteve no banco de reservas nos playoffs devido suspensão após ter sido flagrado por um capitão da GNR lançando insultos e gestos obscenos contra a torcida do Vizela pela última rodada. Seu trabalho é visto em Portugal como retrógrado.