O Clube de Regatas Vasco da Gama sempre lutou pelas minorias nesses seus 122 anos de história. Lutou por negros, operários e pelos pobres. Agora também lutará pelos LGBTQIA+.
Por Ignez Alessandra
Segundo o Esporte News Mundo, o clube lançará em breve camisas em apoio ao movimento. O projeto está sendo elaborado, e uma quarta camisa personalizada será lançada, contra o preconceito que o grupo de pessoas LGBTQIA+ sofrem, engajando o clube no combate à homofobia dentro e fora dos estádios de futebol.
Em janeiro deste ano, um torcedor vascaíno fez um modelo de uma camisa Cruzmaltina com o tema, e circulou nas redes sociais. Nessa ocasião, Horácio Junior, VP de história e responsabilidade social do Vasco, falou sobre um lançamento de camisas apoiando ao movimento, e foi favorável à criação. Na época, a torcida do clube ficou dividida, uns gostaram da “iniciativa” outros não. Atualmente, essa ideia do projeto voltou à tona e é uma das prioridades de Vitor Roma, vice-presidente de Marketing e Novos Negócios do clube.
Em entrevista ao “Canal do Helder”, Roma deixou nas entrelinhas sobre um possível lançamento da camisa personalizada e frisou que o Vasco vai “liderar o combate à homofobia e a qualquer tipo de preconceito nos estádios do Brasil”, seguindo assim, sua luta desde 1898.