O Club de Regatas Vasco da Gama (associação civil) vai começar a debater nesta quinta-feira (23) seu novo estatuto, um texto feito debaixo da realidade da SAF, tanto que um dos pontos que será discutido é a fiscalização sobre o clube empresa.
Cinco tópicos estarão em pauta:
-A criação de vice-presidência dedicada a fiscalizar a SAF;
-Votação entre os sócios em caso de venda de qualquer percentual da fatia da Vasco SAF destinada à associação (30%);
-A redução do número de vice-presidências;
-A diminuição da presença de beneméritos no Conselho Deliberativo;
-E a descentralização as decisões na mão do presidente, com a criação de um conselho de gestão
Menos vice-presidências inúteis e uma nova VP para cuidar da SAF
Uma das novidades se trata das vice-presidências. Atualmente, o Vasco tem 14, mas com a nova realidade, o clube social deve reduzir esse número para apenas cinco: Comunicação e Marketing, Finanças, Remo (esporte fundador), Esportes e Relações Especializadas de Acervo Histórico, Memória e Responsabilidade Social. Junto à elas, será criada uma nova VP que deve informar e questionar os dois representantes da associação no Conselho Diretor da SAF.
Interesses preservados
O novo estatuto prevê que a venda de qualquer percentual da parte da SAF que compete à associação deve passar por votação da Assembleia Geral. Lembrando que o Club de Regatas Vasco da Gama tem direito à pelo menos 10% do controle acionário da SAF.
Maquina menos inchada e poder descentralizado
Mais um ponto de destaque é a redução do número de membros do Conselho Deliberativo. Atualmente, esse poder tem 300 conselheiros: 150 natos (beneméritos) e 150 eleitos a cada três anos. O novo texto prevê que o número de conselheiros natos no CD seja reduzido para apenas 100, totalizando assim 250 membros.
Outro ponto que será debatido é a criação de um Conselho de Gestão, composto por sete membros: o presidente do clube social, os dois vice-presidentes gerais, dois membros do Conselho Deliberativo, um membro do Conselho de Beneméritos e uma pessoa sem relação com o Vasco, que receberá salário.
+ Anderson Conceição recebe sondagens de clubes da Série A e B; Vasco deve definir futuro em breve
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
Por Luiz Nascimento