Em anúncio, Vasco tem por objetivo o desenvolvimento de modalidades paralímpicas e promover a valorização e inclusão social das pessoas com deficiência.
O Vasco anunciou na tarde desta quarta (19), a implantação do Programa Vasco Paralímpico (PVP), para desenvolver de modalidades de forma autossustentável e promover a valorização pessoal e inclusão social das pessoas com deficência, por meio do acesso à ptrática de esportes.
O clube celebrou um acordo com o Instituto Internacional Correr Bem (ICB), no Salão dos Beneméritos, em São Januário. O ICB será o parceiro institucional do Clube na implantação do PVP.
O PVP irá se basear em dois pilares, de acordo com o site oficial do clube:
Social: prática de atividade física adequada como forma de inclusão e melhoria na qualidade de vida para pessoas com deficiência na realização de tarefas básicas do seu dia-a-dia, fortalecendo a sua independência e valorizando a sua autoestima.
Esportivo: formação de atletas paralímpicos com objetivo de composição de equipes paradesportivas que serão atendidas por profissionais de diversas áreas, visando a disputa de competições oficiais, desenvolvimento e aprimoramento técnico dos atletas.
No acordo de cooperação com o ICB, também está estabelecido que o Vasco receberá em suas instalações práticas especializadas e continuadas de diversas modalidades, como:
1. Atletismo
2. Para Taekwondo
3. Natação em Águas Abertas
4. Para-Badminton
5. Futebol de 7
6. Vôlei Sentado
7. Remo Paralímpico
8. Judô Paralímpico
9. Supino (halterofilismo)
10. Natação Paralímpica
A primeira fase de implementação do projeto será o detalhamento dos projetos, seleção e capacitação de profissionais, além da mobilização e sensibilização do público-alvo junto às instituições que atuam com pessoas com deficiência. Então serão definidas as metas e resultados esperados, além do levantamento dos recursos financeiros, humanos e materiais.
Estiveram em São Januário para a assinatura do termo o presidente do ICB, Edgar Oliveira, o Diretor Técnico de Esporte Paralímpico Fernando Barbosa, o Tesoureiro Pedro Ferreira, o Diretor de Comunicação Carlos Campana e a Coordenadora de Projetos Andréa D’Aiuto. Pelo Vasco, o Presidente Jorge Salgado, o 1º Vice-Presidente Carlos Roberto Osório e o Consultor de Esportes Olímpicos e Paralímpicos Rodrigo Tinoco, além de diversos outros membros da diretoria.
O ICB é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2009, por ex-atletas de alto rendimento e é filiadoao Comitê Paralímpico Brasileiro, tendo longa parceria com o Ministério do Esporte (atual Secretaria Especial de Esportes) e com diversas entidades de direção do esporte olímpico e paraolímpico.
Ainda ao site oficial, Jorge Salgado comentou o acordo:
– Com essa iniciativa o Vasco da Gama reafirma seu compromisso com as causas sociais que estão no DNA de nosso clube. Teremos muito orgulho de contribuir com o crescimento do Movimento Paralímpico de forma autossustentável e promover a valorização pessoal e a inserção social das pessoas com deficiência. Para nós aqui do Vasco é um motivo de muito orgulho, poder participar de um projeto dessa natureza. Vocês podem ter certeza que irão contar com todo o apoio dessa gestão – afirmou o presidente.