O Ibope Repucom fez o mapeamento de 50 clubes do futebol brasileiro e destaca o crescimento nas redes sociais no primeiro semestre. Com a retomada de um calendário mais regular devido ao enfraquecimento da pandemia do novo coronavirus, houve um aumento de 31% no volume de inscrições nos perfis dos principais clubes espalhados pelo território nacional comparando ao primeiro semestre de 2021. Tal aumento significa que de Janeiro a Junho 15,6 milhões de perfis passaram a seguir perfis oficiais de clubes.
Um total de 58% das inscrições no primeiro semestre estiveram a cargo de Flamengo (2,8 milhões de inscrições), Vasco (2,5 milhões), Corinthians (1,7 milhão), Palmeiras (1,1 milhão) e São Paulo (860 mil). Uma espécie de G5 das redes sociais no assunto futebol brasileiro.
Por cinco meses seguidos este ano, o Flamengo liderou o ranking, e só perdeu no mês de Abril, justamente para o Vasco, turbinado pelas postagens do mais que exitoso Iran, o “Luva de Pedreiro”.
Com “Luva”, o Vasco ganhou mais 2,5 milhões de novos seguidores em suas plataformas, e isso o fez alcançar o segundo melhor resultado no semestre que se passou. O Gigante da Colina está hoje no top 5 das redes.